terça-feira, 19 de outubro de 2010

Uma vila inteira some na China

Este caso é uma completa mentira, mas mostra o que a internet pode fazer: divulgar verdades que não são passadas na mídia tradicional, ou montar uma farsa sem tamanho. Veja essa "sensação" da última semana, foi o quarto item mais procurado na internet.

13 de outubro, 4 da manhã:
Uma vila no pé das montanhas Qinling sumiu inexplicavelmente. Os militares fecharam a área. De acordo com testemunhas, um UFO voava nas redondezas das montanhas em forma de zigzag. Há também vítimas na base nuclear das Montanhas Qinling.

UUUhhh, texto montado de forma conspiratória, que foi postado, e depois de minutos retirado do ar. Ah, o local também tem uma pirâmide bem antiga...

Aí já tem uma nota na internet, da Sihu News:
13 outubro: nos confins das montanhas Qinling, uma vila desapareceu misteriosamente da noite para o dia.

Muitos jornalistas reproduziram este "rumor", "nada confirmado", mas interessante. A internet bomba.

Aí já apareceu um vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=9HNo54TprIQ&feature=player_embedded

<object width="480" height="385"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/9HNo54TprIQ?fs=1&amp;hl=pt_BR&amp;color1=0x3a3a3a&amp;color2=0x999999"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/9HNo54TprIQ?fs=1&amp;hl=pt_BR&amp;color1=0x3a3a3a&amp;color2=0x999999" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>


Que na verdade já estava no YouTube muitos meses atrás e foi "renomeado", e divulgado como verdade.
Esta foto também mostra "o local do desastre":
O evento foi de madrugada, e esta bola tosca é o que?

Bem, mais tarde, a nota oficial:
Declarações do Escritório de Segurança Pública da Província de Shaanxi, Distrito Militar de Shaanxi e áreas circundantes das montanhas Qinling, Hanzhong, Ankang, Baoji, Xi'an e Shangulo, não receberam nenhuma chamada relevante que se ligue aos rumores.


Esse tipo de declaração é de se desconfiar, não? 


Por fim, hackers do bem descobrem a origem.


Um rapaz, Zhang Lixing, mudou seu nick para "Algo estranho aconteceu no pé da montanha Qin Ling" que poderia estar sendo usada em contextos bem diferentes (como "algo aconteceu na minha montanha Qinling"). Um outro, NDSWJ, postou: "algo sobre uma coisa estranha ter acontecido nas montanhas Qinling está sendo muito comentado na cidade de Xi'an". Acho que ele não pegou o espírito da coisa.


Resultado: bilhões de acessos, pesquisas e curiosidades sobre o UFO que sumiu com uma vila inteira na China.


Agradeço à pesuisa feita pelo pessoal do O-fu online (podem checar a história toda em inglês)

Nenhum comentário: